Medalhista de ouro em Jogos Olímpicos corre pelo Diabetes

.

cathy-freeman-103947Nativa da Austrália e lenda olímpica, Cathy Freeman, que vive com diabetes tipo 2, recentemente amarrou seus tênis de corrida para apoiar cerca de 1,5 milhão de seus colegas australianos que vivem com diabetes. Ela participou da Run Melbourne, uma descontraída corrida realizada anualmente em Melbourne.

Como um final apropriado para a Semana Nacional de Diabetes, Cathy correu cinco quilômetros com o Team FreeStyle durante a corrida em nome da Abbott Diabetes Care (ADC) e da entidade sem fins lucrativos Diabetes Austrália Victoria (DA-Vic). Juntas, as duas organizações recrutaram mais de 160 corredores, que foram ou que vivem com, ou têm familiares ou amigos impactado por, diabetes, para fazer parte do Team FreeStyle.

Até agora, Cathy e Team FreeStyle já arrecadaram mais de 42.000 dólares australianos.

Cathy foi diagnosticada com pré-diabetes em 2011, pouco antes do nascimento de seu primeiro filho, Ruby. Mais tarde, ela desenvolveu diabetes tipo 2.

Apesar de Cathy ter familiares que vivem com diabetes, ela nãoi tinha consciência de seu maior risco de desenvolver a doença, o que a levou a querer conscientizar a comunidade sobre isso e para que outros não incidam no mesmo erro.

“Diabetes pode afetar qualquer pessoa”, disseCathy, agora com 40 anos. “Nós encorajamos todo mundo a estar ciente de diabetes, e fazer escolhas diárias para ajudá-los a viver uma vida ativa e saudável.”

Todos os fundos arrecadados pela Equipe FreeStyle são em benefício da DA-Vic, que está empenhada em minimizar o impacto da diabetes, apoiar aqueles afetados pela doença e contribuir para a busca de uma cura para o diabetes tipo 1.

“Para cada pessoa diagnosticada com diabetes, há muitos outros também afetadas e, é claro, outros que permanecem sem diagnóstico”, disse Craig Bennett, CEO da DA-Vic. “Cerca de 280 australianos são diagnosticados com diabetes a cada dia. Isso é mais do que 100 mil australianos diagnosticados a cada ano – igual à capacidade do estário de Cricket de Melbourne. Reduzir esse número é vital. “

Sobre Cathy Freeman

Cathy medalhaCathy ganhou sua primeira medalha de ouro durante um campeonato de atletismo da escola, quando ela tinha oito anos. Mas, foi durante as Olimpíadas de Sydney em 2000 que Cathy, que foi a primeira indígena australiana a representar o seu país natal, tornou-se uma lenda, quando ela ganhou a medalha de ouro olímpica de 400 metros.

A taxa de diabetes tipo 2 para os australianos indígenas é estimada para ser três vezes maior do que para outros australianos.

.

Share