Entrevista: Erika Coelho

.

Qual a melhor atividade física para quem tem diabetes? Muitos provavelmente responderiam que são os exercícios aeróbicos. Mas além de se pensar na questão fisiológica, não podemos esquecer da saúde mental e fazer aquilo que nos traz prazer. Assim, temos atletas com diabetes que praticam as mais diversas modalidades.

Dentro da vastidão de atividades físicas que podem ser feitas existe uma que acaba chamando muito a atenção: o fisiculturismo. Nele busca-se o aumento do volume muscular e uma definição máxima de cada fibra dos músculos.

E quem tem diabetes “consegue” ou “pode” praticar fisiculturismo? A melhor resposta seria “Por que não?”. Bem, abaixo segue entrevista com a atleta Erika Coelho.

Erika, poderia se apresentar para nós?
Meu nome é Erika Coelho Couto, moro em Fortaleza/CE, nasci em 11/04/1977, solteira, sou formada em educação física e sou estudante de arquitetura.

E o diabetes?
Fiz o diagnóstico quando tinha 16 anos, quando quase entrei em coma por causa de hiperglicemia quando já estava no hospital. Hoje meu tratamento é com o uso de insulinas análogas.

Você sempre praticou fisiculturismo? Praticou ou pratica outros esportes?
Comecei com a musculação no dia 26 de novembro de 2011. Em 8 meses, eu já estava pronta para competir. Me auto avaliando, via o que me fazia bem e o que não fazia… Só faço musculação, mas fui bailarina dos 3 aos 15 anos

Como é sua rotina de treinos? Quantos por dia, por semana, quanto tempo …
Treino de segunda a sábado. Mas nos períodos de “cutting”, treino todos os dias. (Cutting é o período pré-competição, onde busca-se a melhor definição muscular possível, através de exercícios específicos e redução na ingesta de carboidratos).

O diabetes é um problema para quem pratica esse tipo de esporte?
No “cutting”, a fase final da preparação, a DM atrapalhou um pouco, pois acordava com 47 pela falta de carbo e tinha que fazer o aeróbio em jejum. Então, eu tive que fechar bem a boca.

Já teve hipo ou hiper que atrapalhou o treino?
Já, varias vezes!!!

Você também participa de competições?
Sim, essa foi a 1 vez que competi, mas pretendo ainda competir outras vezes.

E a aplicação da insulina? Você escolhe locais que não ficam aparentes (abdômen, braço)?
Tive que mudar para ser apenas no glúteo, pois quem tem diabetes sabe que fica inchada a parte onde você toma… e como fisiculturismo é simetria. Eu estava com um ombro mais inchado que o outro e o abdômen também foi difícil secar. Mas me disseram que quanto mais eu pratico, mais meu corpo vai se adaptando.

Com certeza tem alguma, ou mais que uma, parte do corpo que você mais tem orgulho por causa do resultado dos treinos. Qual é?
Pernas e glúteo.

Quais são seus objetivos?
Atualmente, terminar a arquitetura, pois é um esporte muito caro. rs

Já teve algum tipo de discriminação ao praticar as atividades físicas por causa do diabetes?
Nenhuma!!!

.

 

.

Share