2º Encontro Team Type 1 – Diabetes & Desportes

.

Clique aqui para fazer sua inscrição e participar do Encontro TT1 – D&D.

Sanofi Diabetes Global apóia time de atletas de alta performance com diabetes no Tour do Rio, maior competição de ciclismo da América Latina, em agosto

Conhecido como Time Tipo 1, um dos objetivos da equipe de ciclismo é inspirar e incentivar as pessoas com diabetes a controlar a doença mostrando que não é um obstáculo para se ter qualidade de vida

 

Eles já percorreram milhares de quilômetros no mundo todo, superando limites e batendo recordes nos campeonatos de ciclismo. Em apenas duas temporadas, receberam centenas de medalhas de ouro e várias vezes subiram ao pódio para comemorar a premiação. A equipe internacional é formada pelo Team Type1 (Time Tipo 1), atletas de alta performance – profissionais de ciclismo – que participarão, entre os dias 29 de agosto a 2 de setembro, do Tour do Rio – a maior competição de ciclismo da América Latina, um percurso com 806 km passando por 5 cidades do Rio de Janeiro (Angra, Volta Redonda, Três Rios, Teresópolis e Rio das Ostras). O Team Type1 (Time Tipo 1) conta com o apoio mundial da Sanofi Diabetes, uma empresa totalmente comprometida com o controle da diabetes que aposta em iniciativas com foco no paciente.

A princípio, o objetivo do Team Type1 (Time Tipo 1), poderia ser apenas levar para casa mais um troféu. Porém, o que para muitos, no primeiro momento, seria um problema, torna a história desta equipe diferente e a meta do time vai além da competição. O grupo é composto por 23 ciclistas de 11 países, como Estados Unidos, Espanha, Austrália, Rússia e França, sendo que 5 deles têm diabetes tipo 1 –doença crônica que leva o pâncreas a produzir pouco ou não fabricar o hormônio insulina, usado para regular a quantidade de glicose no sangue -, motivo pelo qual o nome da equipe é Team Type 1 (Time Tipo 1). Nove deles estarão no Brasil para participar da prova de ciclismo.

Uma das prioridades da equipe de ciclismo é, além de desenvolver atletas com diabetes, incentivar as pessoas com a doença a prevenir e controlar o problema para melhorar a qualidade de vida. Experiência e conhecimento são o que não faltam (leia mais sobre a história da criação do time e a relação com a diabetes no box abaixo). “Em todas as competições que participamos, sempre buscamos compartilhar nossa experiência com pessoas que também tem diabetes para mostrar que a doença não é um obstáculo para alcançar seus objetivos e superar seus limites”, diz Joe Eldridge, co-fundador do Team Type 1 – Time Tipo 1.

Troca de Experiências

Como costuma acontecer nas cidades onde competem, no Rio, o Team Type1 – Time Tipo 1 – irá se encontrar com pacientes com diabetes, no dia no dia 28 de agosto, às 19h30. O encontro, que conta com o apoio da Sanofi Diabetes, será organizado pelo Diabetes & Desportes, comunidade criada em 2004, por portadores de diabetes praticantes de esporte.

Médicos, pacientes e demais convidados presentes no “2 Encontro Diabetes & Desportes (Brasil) – Team Type 1 (Estados Unidos)”terão a oportunidade de assistir os depoimentos dos membros da Diabetes & Desportes e do Team Type 1 e compartilhar experiências.  “O nosso maior objetivo é mudar o olhar da sociedade e o nosso próprio olhar diante do que é a diabetes. Mesmo depois que recebi o diagnóstico, tive conquistas que não imaginava alcançar”, diz o triatleta KenerAssis, que participa das atividades do grupo desde o início.

Situação semelhante a de KenerAssis aconteceu com o ciclista David Lozano, do Team Type 1 (Time Tipo 1), quando em 2011 recebeu o diagnóstico de diabetes, no auge da carreira como pentacampeão nacional espanhol de corrida de ciclismo em estrada. “No momento, pensei que minha carreira tinha acabado?”, conta Lozano. Rapidamente com a velocidade de transição que aproveitou de suas proezas atléticas, ele deu a volta por cima e buscou a equipe de profissionais de ciclismo, Team Type1 (Time Tipo 1). Em 26 de maio de 2012, mais uma vez, o ciclista David Lozano driblou a situação e saiu na frente. Ele venceu a prova de estrada “Colinas de Somerset”, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. “Estou feliz pelas conquistas, mas a maior vitória é manter sob controle minhas taxas de glicemia. A melhor coisa que aconteceu foi ter a oportunidade de entrar para o Team Type1 (Time Tipo 1) e receber todo o suporte necessário sobre diabetes”, conta Lozano.

Por meio de depoimentos como dos esportistas David Lozano, ciclista espanhol e do brasileiro KenerAssis, o público é motivado a assumir o controle do diabetes e superar os seus limites.

Para mais informações sobre o Team Type1 (Time Tipo 1), acesse (www.teamtype1.org).


A História do Team Type1 (Time Tipo 1)

A relação com a diabetes está inserida no DNA da criação do Team Type1 (Time Tipo 1). Em 2004, a equipe era composta de apenas dois atletas: Phil Southerland, CEO e fundador e Joe Eldridge, co-fundador, portadores de diabetes tipo 1, que se conheceram durante as competições de ciclismo do colégio. Inspirado pela disciplina do amigo Phil Southerland, Joe começou a controlar suas taxas de glicemia, que antes viviam elevadas. Foi assim que percebeu que para ser um atleta de sucesso e competitivo era preciso equilibrar as taxas de açúcar no sangue e, com persistência, ele driblou a doença, o que não conseguia fazer há anos.

Impressionado com a mudança de Joe, Phil teve a idéia de que eles poderiam inspirar outras pessoas com diabetes a assumir o controle da doença, por meio da prática do ciclismo conscientizando sobre a importância da prevenção da diabetes. A história deu certo e surgiu o Team Type 1 (Time Tipo 1). Dos eventos de final de semana do colégio, aquele programa amador se expandiu e inclui uma equipe de desenvolvimento, treinando ciclistas jovens com diabetes para competir no mais alto nível. A seleção masculina pro­fissional saiu do calendário americano de corridas nacionais para um programa mundial. A equipe de 23 atletas de ciclismo inclui os veteranos de categoria mundial LaszloBodrogi, Rubens Bertogliati e Alexander E­mkin, o velocista Aldo InoIlesic, os especialistas em Stage Javier Megías Leal e Alessandro Bazzana, os escaladores Will Dugan e Kiel Reijnen.

Somente em 2009, o Team Type1 (Time Tipo 1) ganhou 55 corridas, terminou em quarto lugar no Calendário Nacional  de Corridas (NRC) e conquistou o título “Rei das Montanhas” em cinco corridas, incluindo o Tour de Missouri. Em duas temporadas, a equipe registrou 100 vitórias e 219 pódios (três primeiros lugares).

Sobre Diabetes & Desportes:

 Em 2004, foi criada a comunidade Diabetes & Desportes, formada por praticantes de esporte com objetivo principal de disseminação de informações sobre diabetes e atividade física esportiva. Idealizada pelos amigos Marcelo Bellon, de Curitiba, e Alexei Caio, de São Paulo, portadores de diabetes. Os dois praticavam as mesmas atividades esportivas e compartilhavam o mesmo sentimento em relação à doença: necessidade de difundir a informação para facilitar a troca do conhecimento. “Começamos a pensar em como unir as pessoas, trocar idéias e informações. O site começou devagar e tentávamos ao máximo difundir seu endereço. Aos poucos fomos sendo conhecidos e procurados”, conta Alexei Caio.Hoje, a comunidade Diabetes & Desportes conta com 100 membros atuantes.

Mais informações: www.diabetesedesportes.com.br

Sobre Sanofi:

A Sanofi é uma das maiores companhias farmacêuticas do mundo, com atuação em mais de 100 países e 110.000 colaboradores. Com o objetivo de ser um líder mundial diversificado em saúde, a organização está presente nos seguintes segmentos: medicamentos inovadores, produtos isentos de prescrição, genéricos, vacinas de uso humano, doenças raras e saúde animal.

A Sanofi Farma, uma das cinco empresas do Grupo Sanofi no Brasil, dispõe de um portfólio de cerca de 150 produtos entre medicamentos de prescrição e conhecidas marcas OTC de sua divisão Consumer Health Care.

Sobre a Sanofi Diabetes:

Integrada à Sanofi Farma, a plataforma Sanofi Diabetes foi criada com o objetivo de assegurar uma visão 360° e uma abordagem multidisciplinar de atenção ao paciente com diabetes, oferecendo soluções inovadoras e integradas. Pessoas com diabetes são o foco de tudo o que fazemos. Pretendemos ser a empresa líder mundial no controle do diabetes – indo além das abordagens convencionais, oferecendo soluções personalizadas integradas entre terapias, diagnósticos, monitores e serviços, transformando nosso portfólio ambicioso em evidências científicas baseada em cuidados.  Juntos podemos ajudar pessoas com diabetes a aproveitar ao máximo a vida a cada dia.

Clique aqui para fazer sua inscrição e participar do Encontro TT1 – D&D.

.

Share