Palestra no CAP vai debater a prática de esportes por diabéticos

O montanhista Alexei Caio no cume de um vulcão argentino

O montanhista Alexei Caio no cume de um vulcão argentino

Tem gente que utiliza a diabetes como desculpa para escapulir das atividades físicas. Mas a doença que afeta o metabolismo do corpo não é empecilho para quem deseja se mexer, dizem os especialistas. A palestra “Com Diabetes se Pode… Andes, Montanhismo, Ultramaratonas”, ministrada pelo montanhista Alexei Caio, prova a afirmação.

O também professor de aikido, de 36 anos, enfrenta a doença desde os 4 anos de idade. Mas isso não o impediu de já ter escalado algumas montanhas. Em fevereiro de 2011, por exemplo, ele chegou ao cume do Aconcágua (6.962 metros de altitude), na Argentina, com outros quatro diabéticos. Os próximos desafios são a tentativa de cume do Tupungato (6.570 metros), também na Argentina, e terminar a Ultramaratona Brasil 135, de 217 quilômetros.

Alexei diz que o segredo é controlar a doença e respeitar os próprios limites. “Às vezes, eu tenho hiperglicemia (aumento do nível de açúcar no sangue) durante o dia. Você tem de ter a consciência de que este não é o melhor momento para praticar uma atividade. É a hora de tomar insulina e de se hidratar”, ensina.

O esportista ressalta também a importância do acompanhamento da doença por profissionais especializados. “É fundamental a orientação de um médico, de um nutricionista e de um educador físico, pelo menos”, explica. Ele diz que a atividade física exercida com o devido cuidado e acompanhamento é um dos fatores, também, que ajuda no controle da diabetes, permitindo que a pessoa tenha saúde e qualidade de vida.

Com Diabetes se Pode… Andes, Montanhismo, Ultramaratonas
Quando: quarta-feira (10/8)
Horário: 20h30
Onde: sede do Clube Alpino Paulista (Rua Gomes de Carvalho, 823, Vila Olímpia)

Retirado do site WebRun:

http://www.webventure.com.br/bike/n/palestra-no-cap-debatera-a-pratica-de-esportes-por-diabeticos/30557

Share