Boratreinar: VOLTA À ILHA: RAFAEL REGUSS É ‘DIABETES E DESPORTES’

RafaelAos 22 anos, o estudante Rafael Felipe Reguss está pronto para correr a Volta à Ilha com a equipe ‘Diabetes e Desportes’. Morador de Ivoti, no Rio Grande do Sul, Rafael fala um pouco sobre sua relação com a corrida e com o triathlon. Conta também como o esporte pode ser um bom caminho para manter o corpo em equilíbrio.

Como e quando você começou a praticar mais intensamente a corrida?

Em 2009, quando já praticava a corrida de longas distâncias na minha antiga escola onde cursei o ensino médio, meu educador físico do Instituto da Criança com Diabetes (ICD) me convidou para fazer parte da equipe que ele estava montando com jovens atletas diabéticos. A partir dai comecei a treinar mais intensa e regularmente.

Como o diabetes interferiu nisso? 

O diabetes não interferiu de forma direta, pois mesmo antes de descobrir já praticava atletismo. Depois da descoberta, minha família e meu médico me ajudaram a adaptar algumas coisas, que na época não entendia muito bem o por quê. Depois que se tornou uma rotina, parar o treino para fazer um teste ou comer algo, ficou fácil.

De que forma a corrida e o esporte de uma forma geral te ajudam a manter-se saudável?

Procuro no esporte em geral, não só o bom controle da glicemia, mas também ter um estilo de vida, pois hoje em dia está bem difícil manter-se saudável.  Fora que com o esporte, se obtém não só benefícios físicos e metabólicos, mas sua autoestima aumenta, seu raciocínio melhora, você se encontra mais disposto para a vida.

As pessoas se surpreendem ao saber que você corre mesmo tendo diabetes?

Algumas sim, outras não. Geralmente elas ficam felizes que eu esteja me cuidando, mas ficam com medo por acharem que a qualquer momento eu possa passar mal durante o exercício. Outras já têm amigos ou mesmo familiares que são diabéticos e praticam exercícios sem problema algum.

E isso ainda te surpreende? O fato de as pessoas ainda se surpreenderem…

Não, pois infelizmente nossa sociedade tem um déficit muito grande de informação a esse respeito.

Como são os seus treinos?

Procuro correr curtas distância em ritmos fortes, geralmente em finais de semana faço trajetos mais longos em menos intensidade. Em alguns dias da semana procuro realizar algum treino de velocidade, como trajetos bem curtos em alta intensidade. Agora que ja estamos em cima da prova, consegui realizar um treino de 8K em 48min, o que me deixa dentro da minha meta. Meu domingo é de descanso total, descansar também faz parte do treino.

Qual a expectativa de integrar esta equipe na Volta a Ilha? 

Será minha primeira vez nesta prova, ouvi relatos de que ela é muito além de tudo aquilo que acha. Estou muito ansioso para realizá-la, tanto pela corrida, quanto pelas experiência que terei.


Clique aqui para ver a notícia original.

Share