3Zone: Diabética fazer um Ironman? Sim é possível!

MilenaKA historia de Milena Klein Machado no esporte começou desde cedo. Na infância, com quatro anos, começou fazendo Judô, depois passou para o futebol, ao entrar para o ensino médio precisou parar, mas logo percebeu que não conseguiria ficar sem o esporte e então entrou para uma academia onde fazia musculação e lutas. Gaúcha que sofre muito com as estações do ano, principalmente com a grande diferença entre o verão escaldante de 43 graus e o inverno frio de temperaturas negativas ou entre 2 a 6 graus. No inverno a opção é treinar perto do meio dia onde o Sol ajuda, no ciclismo faz rolo ou aula de spinning que acaba achando mais motivadora e o treino de natação é realizado na academia onde trabalha.

Educadora física, trabalha em uma academia de natação. Também trabalha com treinamento personalizado com horário e lugares diferentes, sai cedo de casa com os equipamentos de trabalho e treino e assim vai adaptando sua rotina de trabalho com treinos.

Seus equipamentos hoje são uma bike Cannondale Slice, tênis ASICS modelo GT-2170, óculos da Oakley.

Parece uma história como tantas outras que conhecemos, mas aos 12 anos, Milena emagreceu seis quilos em quatro dias. Fez exames de sangue e foi diagnosticada com diabetes. No início foi bem difícil se adaptar com a nova situação, teve alguns anos de revolta onde não fazia o tratamento para o Diabetes corretamente. Em 2009 quando começou a correr com um grupo de Diabéticos rapidamente conseguiu fazer corridas de 5 km. Em 2010 conheceu um triatleta que lhe deu um DVD do IRONMAN de 2009 e daí em diante esse passou a ser um grande sonho. Pelo ICD (Instituo da Criança com Diabetes) em menos de três meses seus exames melhoraram e sua qualidade de vida aumentou graças ao esporte. O ICD foi fundamental lhe ajudando no tratamento do Diabetes com uma equipe multidisciplinar que lhe apoia e ajuda em cada período de treinamento.

Outro apoio muito grande que teve foi do grupo “Diabetes & Desportos”, peça fundamental para aperfeiçoar sua rotina diária, ali entram outros profissionais, além de médicos e os demais colegas diabéticos que fazem do grupo o que ele é: uma grande janela que mostra novos caminhos e novas possibilidades. O cruzamento de informações e a troca de experiências é riquíssima.

Para Milena a atividade física é peça fundamental no controle do diabetes. Tanto é que as corridas de 5km foram aos poucos sendo substituídas por corridas maiores, incluiu natação e ciclismo em sua rotina e esse ano concluiu o Ironman Brasil Florianópolis em 13h13min sendo a 3a. colocada na categoria F18-24 anos. Mostrando que faz da dificuldade sua motivação!

Principais resultados

13.02.2011 – Triathlon Olímpico da Cidade de Osório/RS  1º lugar Cat 18-24

25/08/2012 IRONMAN 70.3 PENHA/SC 4º lugar cat 18-24.

01/12/2013 Dash 113 3ª lugar cat 18-24

25/05/2014 IRONMAN BRASIL SC 3ª lugar cat 18-24.

Próximas provas

23/11/2014 Secs Triathlon Tramandaí/RS

31/05/2015 IRONMAN BRASIL – SC

Patrocinadores

Mais Puro Alimentos Saudáveis

Soledifique – Gestão em Obras

Semg Shopping do Gás

Rafinha Suplementos

Clinica de Fisioterapia Bela Vista

Prefeitura de Canoas

Resultado Assessoria Contábil

Fonte: 3Zone

 

 

Share