• Home »
  • Notícias »
  • Portal DBCV: Time de Futsal do ICD mostra que a atividade pode ser realizada com responsabilidade

Portal DBCV: Time de Futsal do ICD mostra que a atividade pode ser realizada com responsabilidade

ICD FutsalVariação do futebol tradicional, o futsal de salão originalmente deve ter surgido, segundo Wikipédia por volta de 1934, no Uruguai, e no ano seguinte, foi trazido ao Brasil, que logo ganhou um número de adeptos, já que devido à praticidade, tanto no número reduzido de jogadores por time, 5, quanto no espaço menor solicitado, fez com que ganhasse popularidade, atingindo o Brasil inteiro em pouco tempo.

Há dois meses, Paulo Roberto Falcão, Presidente do Conselho de Administração do Instituto da Criança com Diabetes (ICD) e um dos destaques da inesquecível seleção brasileira de 1982, ídolo do Internacional e ‘Rei de Roma’ e ex-comentarista da Rede Globo, teve a ideia e solicitou ao ICD que desse início à organização de um time de Futsal com os pacientes da instituição.

O educador físico do ICD, Winston Boff começou então a montar este time. Para sua surpresa, rapidamente, 37 pacientes já estavam interessados em participar deste projeto.  Boff, por meio do ICD, realizou uma parceria com a Instituição Educacional São Judas Tadeu, de Porto Alegre, para a disponibilização da quadra de Futsal. Logo, os treinos começaram a ser realizados aos sábados.

“No primeiro jogo, mesmo havendo um rodízio na quadra, já que são 37 jogadores para 10 vagas, quase todos os participantes tiveram hipoglicemia. Após orientação que fornecemos a todos eles, os episódios de queda da glicemia diminuíram e há treinos que não temos jogadores com índices baixos. Todo começo precisa de ajustes”, relata Boff.

“Para o jogo, todos levam o glicosímetro e fitas para medir a glicemia, insulina e alimentos de absorção rápida. Eu também costumo levar alimentos para corrigir a glicemia para eventuais hipoglicemias. O médico sempre fica de plantão nesses sábados e eu estou sempre presente”, afirma Boff.

“Estamos com grandes expectativas, a primeira delas é realizar o treino em mais um dia da semana, a segunda é participar de uma copa de futsal, em 2014, na Croácia, que envolverá somente jogadores com diabetes. Além disso, já houve um contato com a Roche para que toda a equipe de atletas do ICD, das modalidades Futsal e  Corrida, possa utilizar a bomba de insulina, o que facilitará o controle da glicemia de todos eles”, ressalta Boff.

“Todos os jogadores estão muito motivados e fazem de tudo para comparecer aos treinos. Respeitam todas as regras e dicas de como lidar com o diabetes. Assim, poderemos mostrar a todos que o diabetes não incapacita em nada e que todos podem fazer qualquer atividade física com responsabilidade”, enfatiza Boff.

[Galleries 5 not found]

Fonte: Portal De Bem com  a Vida

Share